O Projeto Novo Eleitor é uma iniciativa da Operação Política Supervisionada (OPS) que tem como finalidade melhorar a qualidade do voto dos eleitores brasileiros. Para isso será elaborado um manifesto que conterá “os princípios básicos do novo eleitor“, onde será possível extrair informações necessárias e precisas para que a escolha dos candidatos seja feita de maneira mais criteriosa e responsável.
Não há nenhum interesse financeiro ou partidário neste projeto, assim como são os demais da OPS. O objetivo é apenas tentar melhorar a qualidade dos eleitores, pois temos a convicção de que não se muda a política (para melhor) mantendo os mesmos políticos de sempre.
Um eleitor mais esclarecido e responsável na hora de votar poderá mudar essa realidade vivida no país há anos, quando “os mesmos de sempre” se alternam entre uma casa legislativa e outra, entre o parlamento e o executivo, criando assim um círculo vicioso que nada contribui para minimizar os efeitos danosos que todos conhecemos.
Obviamente que a elevação do nível de qualidade do voto do brasileiro não é o único fator que fará com que tenhamos um política à altura da sueca ou norueguesa, por exemplo. Mas é uma das engrenagens que fará girar o motor que poderá nos conduzir a um grau de credibilidade política minimamente aceitável num futuro não muito distante.
O fim das regalias palacianas, o fim dos supersalários, das verbas indenizatórias, das indicações ministeriais em troca de apoio político, do coeficiente eleitoral e de tudo aquilo que é absurdamente aceito como “normal” nos dias de hoje jamais acontecerão se mantivermos “o mesmo tipo em campo“.
O Projeto Novo Eleitor está sendo desenvolvido com a ajuda de colaboradores anônimos (ou não) que juntos estão transformando em realidade o ambicioso projeto de melhorar o Brasil do futuro.