Manifesto do Novo Eleitor

Manifesto do Novo Eleitor

É preciso desestabilizar as quadrilhas políticas que corrompem os três poderes. Não pense que a roubalheira é exclusividade de um ou outro partido. Maus políticos existem em todas as legendas. É preciso separar o joio do trigo. Mesmo que os cargos executivos sejam pilhados pelas quadrilhas partidárias com suas figuras políticas carimbadas, é fundamental votar e renovar as práticas.

O que é 

O Projeto Novo Eleitor tem como objetivo ajudar na renovação da política pelo voto consciente, para que juntos possamos eleger representantes reais de nossa sociedade e que estejam à altura do desafio de nossas demandas sociais para a construção de um futuro melhor para nosso país.

São 4 dicas que, se seguidas, poderão fazer das eleições de 2018 o começo de uma grande mudança.

1 – MUDANÇA DE VERDADE 

Não se deve votar em quem esteja tentando reeleição pela ‘‘enésima’’ vez. A figura do “político profissional” apenas reforça a necessidade de uma mudança imediata no quadro político nacional. A política que temos hoje é o reflexo da mesmice praticada nas urnas. Avalie com lupa os candidatos que aparecem com discurso de que não são políticos. Só o fato de se candidatarem mostra que são políticos, sim. Não basta trocar nomes, é preciso trocar práticas na política. Procure conhecer a vida e a trajetória pregressa do candidato. Se fez algo de relevante para a sociedade ou não, se tem ou teve problemas na Justiça, se tem conhecimento suficiente para exercer um mandato eletivo, se o seu discurso se coaduna com suas práticas.

2 – FICHA LIMPA (SUJA) 

A Justiça diz que ‘‘ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória’’, mas é importante considerar que alguém que responda a vários processos possa ser culpado em alguns deles. Considere ainda o fato de que, ao ser eleito, o político contará com o foro privilegiado, algo que tem se mostrado uma quase imunidade à condenações.

3 – CANDIDATOS ESTEPES

Não se deve votar em quem é indicado por algum político impedido de disputar as eleições (ficha suja). Essa “oligarquia política” apenas contribui para que um pequeno grupo de pessoas predomine no cenário político de um município ou estado. Avalie se o candidato é de uma família de políticos. Caso seja, que contribuição essa família deu politicamente? Você se sente representado por eles? Não adianta trocar o pai pelo filho, o marido pela esposa, o irmão pelo irmão. É preciso analisar se o candidato não vai apenas dar continuidade ao projeto político familiar.

4 – CANDIDATOS PINNOCHIO 

Não se deve votar em candidatos que prometem mais do que podem cumprir. Desconfie de quem diz que vai fazer algo que não dependa exclusivamente dele. Estude as competências de cada cargo em disputa. Democracia exige esforço. Tente compreender se aquilo que o candidato está prometendo está de acordo com o cargo que ele pretende exercer. Se for um candidato que já cumpriu outros mandatos, procure saber se ele cumpriu a maioria dos seus compromissos.

 

Anúncios

6 Comments

  1. Boa noite.

    No item, “1 – Mudança de Verdade”, ao baixar o card, verifiquei dois erros no texto da imagem que foi baixada.
    O primeiro erro se encontra na terceira linha, onde se lê: “pra cada”, creio que a palavra “praticada” ficou cortada.
    O segundo erro está na penúltima e última linha do texto, onde se lê: “ele” e “vo”, verifiquei que também ficou cortada a palavra “eletivo”.

    Gostaria de aproveitar e sugerir a troca do nome deste item numero 1. Ao invés de chamar “Mudança de Verdade”, poderia se chamar “Voto Faxina”, conforme sugerido pelo professor Modesto Carvalhosa em inúmeras entrevistas já veiculadas. Segue link do YouTube como exemplo dessas entrevistas onde ele cita o “Voto Faxina”:

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.